Por que migrar para o Mercado Livre de energia elétrica?
O Mercado Livre de energia elétrica é um ambiente onde compradores e vendedores negociam livremente o consumo de energia, a partir de análises sobre o atual cenário que as companhias se encontram, sendo possível reduzir os custos em até 30%.
Prever o valor que será destinado para a compra de energia e ter um controle sobre a quantidade da demanda que será utilizada, são algumas das dificuldades que os consumidores do Mercado Cativo de energia encontram.
Mas, para entender um pouco melhor sobre como a migração do Mercado Cativo para o Mercado Livre de energia elétrica pode colaborar com o desenvolvimento da sua empresa, é preciso compreender qual a diferença entre ambos.
Entenda melhor o Mercado Cativo e o Mercado Livre de energia elétrica
Basicamente, o setor elétrico do Brasil se divide em duas modalidades: o Mercado Cativo – também conhecido como ambiente de contratação regulada (ACR) – onde os consumidores são atendidos por distribuidoras de energia, que possuem permissão para atuarem em determinadas regiões e o Mercado Livre de energia elétrica, onde os clientes podem comprar sua energia diretamente das comercializadoras, como a 2W Energia.
Apesar de existirem alguns receios, o Mercado Livre de energia é claramente mais econômico e mais benéfico para o consumidor. E nós te contamos o porquê!
Quando o assunto é energia, sabemos que os custos podem se tornar muito voláteis devido a inúmeras variáveis externas e internas que podem interferir na demanda, o que torna o Mercado Cativo de energia, de certa forma, arriscado – embora seja comum no Brasil.
Confira alguns dos motivos que podem influenciar e aumentar o valor da sua conta de energia dentro desta modalidade:
- Nível pluviométrico;
- Reajustes anuais/postos tarifários;
- Nível dos reservatórios das hidrelétricas.
Benefícios do Mercado Livre de energia elétrica
O Mercado Livre de energia elétrica, além de ser uma opção extremamente eficaz na redução de custos, permite que condições como o tipo de energia, quantidade e duração do contrato sejam negociados de acordo com as necessidades da empresa. E o melhor de tudo é que o cliente também possui poder de decisão atrelado a qualidade, visto que pode escolher seu fornecedor e o tipo de energia que consumirá.
Veja os principais benefícios dos consumidores livres:
- Custo: Economia de até 30% em cima dos gastos com energia;
- Poder de decisão: Possibilidade de escolher seu fornecedor e negociar preços, prazos de contrato, tipo de energia e quantidade;
- Previsibilidade orçamentária: Estabelecer antecipadamente uma base de quanto irá gastar com energia durante aquele período;
- Sustentabilidade: Escolha de fontes renováveis, que contribuem com o meio ambiente.
O fator sustentabilidade
Dentro de todos estes pontos positivos, ainda existe mais um que não pode deixar de ser mencionado: a sustentabilidade.
O Mercado Livre de Energia elétrica preferencialmente utiliza fontes de energias renováveis, como a eólica e a solar, que, além de serem benéficas para o planeta, são mais baratas e infinitas, diferentemente de outras opções, como a energia fóssil, que além de finita, emite grandes quantidades de gases de efeito estufa e prejudica a nossa atmosfera.
O futuro do mercado de energia
A união de todos esses benefícios garante que sua companhia se torne ainda mais competitiva no mercado de energia, não apenas por reduzir seus custos e contribuir para seu planejamento orçamentário, mas também por enviesar para o público que é uma empresa que possui uma postura preocupada com o meio ambiente.
Que tal conhecer um pouco mais sobre a 2W e descobrir como atuamos neste mercado? Entre em contato conosco e descubra se sua empresa já pode migrar para o Mercado Livre de Energia elétrica!
➝ Saiba mais: 10 vantagens do Mercado Livre de Energia