05 DICAS DO AMORIM PARA TORNAR O SEU NEGÓCIO SUSTENTÁVEL
Neste artigo de blog vamos compartilhar com vocês várias dicas para tornar o seu negócio sustentável, de acordo com o nosso embaixador Ricardo Amorim.
Mas antes de começar, você já conhece o Amorim?
Ele é considerado o economista mais influente do Brasil de acordo com a Forbes, é o maior influenciador brasileiro no LinkedIn e ganhou o Prêmio iBest de Economia e Negócios.
Nosso embaixador é referência e por onde passa faz questão de falar que as práticas sustentáveis serão cada vez mais importantes para as empresas no futuro.
E sobre esse assunto, Amorim dá cinco dicas que as empresas ou os empresários precisam seguir e que são importantes para o planeta e para o negócio. Confira abaixo:
DICAS PARA TORNAR O SEU NEGÓCIO SUSTENTÁVEL
1- DIFERENCIE-SE DO MERCADO PASSADO
O primeiro passo para tornar um negócio sustentável é atingir os consumidores que pensam no futuro do mercado.
Segundo uma pesquisa realizada pela Union + Webster e divulgada pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), 87% da população brasileira prefere comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis e 70% disseram que não se importa em pagar um pouco mais por isso.
“Ao se tornar uma empresa sustentável, seu leque de opções será maior e você vai se diferenciar do mercado passado.” – completa Amorim.
2- TENHA COLABORADORES ENGAJADOS
Para tornar um negócio sustentável é necessário contar com profissionais que estejam ligados nas novas tendências de inovação e sustentabilidade e no seu posicionamento.
Segundo o Amorim, “se sua empresa estiver com colaboradores ligados no mundo do passado, vai ter problemas e não vai ter sustentabilidade”.
3- SEJA E CONTRATE FORNECEDORES SUSTENTÁVEIS
“Você vai se manter ou vir a ser fornecedor de grandes empresas que só trabalham com parceiros sustentáveis. Se essas empresas ainda não requerem que a sua empresa tenha práticas sustentáveis, vão com certeza exigir isso no futuro”.
Por isso, fique atento às exigências do mercado para que o seu negócio se mantenha competitivo.
4- TER UM NEGÓCIO SUSTENTÁVEL SERÁ UMA EXIGÊNCIA DO GOVERNO
Ser sustentável não será apenas uma exigência para as empresas privadas, mas também uma verdade por parte de governo.
“Do ponto de vista de posicionamento dos governos, mais cedo ou mais tarde eles vão precisar entrar nessa história e, se você quer ser fornecedor desse setor, ter práticas sustentáveis será uma exigência”.
5- MERCADO EXPORTADOR COM NEGÓCIO SUSTENTÁVEL
Para se tornar um exportador, será necessário que a empresa tenha todos os selos e certificações sustentáveis.
Por exemplo, os clientes da 2W recebem o selo I-REC (The International REC Standard Foundation) que rastreia e comprova a origem da energia limpa e renovável.
Para finalizar, o economista comenta que essas dicas são extremamente importantes por se tratar de impacto ambiental.
“A energia limpa que a 2W oferece é parte importante desse processo. O que você passa a ter é um posicionamento de mercado que abre um leque de oportunidades para você. Então, é dinheiro no bolso. O que o empresário está fazendo não é apenas “bacana” para o planeta, ele está fazendo o que necessário para o negócio”, finaliza.
Quer saber mais sobre o assunto? Confira o vídeo do Amorim abaixo.
EXEMPLOS DE NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS
Muitas empresas buscam atualmente um novo modelo de negócio sustentável que integra sustentabilidade e reduz o impacto ambiental. Dois exemplos que podemos citar são as gigantes Volvo e Ambev.
Volvo
A Volvo anunciou uma neutralidade climática em toda a cadeia de valor até 2040, em linha com os objetivos do Acordo de Paris. A marca sueca tem como objetivo reduzir as emissões de carbono por veículo em 40% até 2025, seja nas emissões das operações, na cadeia de fornecimento, ou nas emissões de escape. E a partir daí visa uma economia anual de 1 bilhão de SEK (coroas suecas) e reduções de 2,5 milhões de toneladas nas emissões de carbono.
Para se tornar um negócio sustentável e circular até 2040, a Volvo está convencida de que todas as peças de seus carros devem ser projetadas, desenvolvidas e fabricadas para serem usadas e reutilizadas, tanto pela empresa quanto por seus fornecedores.
AMBEV
Neste ano, a Ambev anunciou as metas da marca com o lançamento da 100+, nova plataforma socioambiental da AB InBev, que reúne todas as iniciativas da empresa que têm como objetivo transformar a realidade estamos vivendo. A plataforma propõe ações de impacto positivo pelos próximos 100 anos e mais. A ideia é reforçar o comprometimento da multinacional com a construção de um legado sustentável e espera conseguir parceiros para solucionar esses problemas ambientais não só no que diz respeito à fabricação de bebidas.
Segundo o economista e embaixador da 2W, Ricardo Amorim, hoje o que é opcional mais para frente será obrigatório. “No caso das médias e pequenas empresas 2/3 delas prestam serviços pra grandes empresas, que logo vão querer seus fornecedores com práticas sustentáveis, ou seja, se sua empresa ainda não recebeu aquela batidinha nas costas pra saber qual a pegada de carbono, qual energia que utiliza, saiba que é questão de tempo e é pouco”, finalizou.
DICAS PRÁTICAS PARA SUA EMPRESA PARA NÃO FICAR PARA TRÁS EM 2023
Reveja na íntegra o evento on-line:
Quer saber mais sobre as soluções da 2W para tornar o seu negócio sustentável? Clique aqui e converse com os nossos especialistas.