Fale conosco

Entenda a diferença entre comercializadora atacadista e varejista no mercado livre de energia

Um consumidor pode migrar para o mercado livre de energia de duas formas: tornando-se um agente da CCEE (Câmara de Comercialização de Energia) ou por meio um comercializador Varejista como a 2W Ecobank

Nesse cenário, temos duas modalidades de comercializadora de energia:

  • Atacadista; 
  • Varejista. 

 

Você sabe qual é a diferença entre a comercializadora atacadista e varejista, as vantagens de cada uma e qual modalidade é melhor para o seu perfil de consumo de energia?

Vamos entender mais sobre isso: 

 

Comercializadora Atacadista


Nesta modalidade, o consumidor se relaciona com a comercializadora e também com a CCEE. Dessa forma, o consumidor compra a energia com a comercializadora, e tem obrigações diretas com a CCEE, que são: 

  • Assinatura dos contratos de adesão;
  • Abertura de conta no Bradesco instituição escolhida, para a liquidação financeira no Brasil 
  • Participar mensalmente da liquidação financeira; 
  • Pagar a contribuição associativa da CCEE; 
  • Realizar o aporte de garantias; 
  • Participar do rateio da inadimplência (em caso de posição credora).

comercializadora atacadista

Essa é a modalidade tradicional do mercado, e costuma ser a mais recomendada para empresas que preferencialmente já tenham alguma experiência com compra e venda de energia. 

 

Comercializadora Varejista

 

Esta modalidade foi criada com a finalidade de tornar mais simples a atuação de empresas no mercado livre de energia, reduzindo a burocracia, uma vez que o consumidor não precisa tornar-se um agente da CCEE. 

varejista gráfico

Além dos consumidores, o comercializador varejista pode representar os geradores de energia. A REN n° 570, regulamenta quem pode ser representado por uma comercializadora varejista. 

O objetivo principal do varejista é facilitar a migração de novos consumidores, principalmente os de menor porte, para o ambiente de contratação livre, proporcionando, o desenvolvimento do setor. Ou seja, é a modalidade mais indicada para empresas que buscam mais facilidade na adesão e operação no mercado livre. Porém algumas obrigações recaem sobre esse agente.

Vamos ver abaixo um resumo de cada modalidade de comercializadora:

 

Fonte: Silla Motta, 2022.

A 2W Ecobank energia está presente no Atacado e no Varejo!

E possui uma equipe especializada que fornece todo suporte durante o processo de migração. Além disso, o cliente pode acompanhar tudo pela plataforma do Energia Livre.

Entre em contato que vamos te auxiliar a entender qual a modalidade mais indicada para o perfil da sua empresa.  

Esse conteúdo foi elaborado em parceria com a Joi do canal Energês . E é reflexo do propósito de descomplicar a informação. Acreditamos que, desta forma, vamos reinventar a relação da sociedade com a energia.