Como calcular a demanda contratada?
Antes de explicar como calcular a demanda contratada, você precisa entender o que significa esse termo.
A demanda contratada é a demanda de potência ativa que a distribuidora precisa obrigatoriamente disponibilizar para a empresa, conforme definido em contrato, para garantir o abastecimento de energia quando todos os equipamentos do local estiverem ligados.
Essa demanda deve ser paga pelo consumidor, independentemente se for utilizada totalmente ou não.
Por isso, é imprescindível calcular de forma correta a demanda para que seja contratado apenas o necessário com base no consumo para evitar multas.
Clique aqui para conferir um artigo de blog com mais informações sobre a demanda contratada.
Veja como calcular a demanda contratada
Como todos os pontos elétricos nas empresas não são ligados simultaneamente, o consumo de energia pode variar ao longo do dia ou de período do ano com maior atividade produtiva.
Para calcular a demanda é necessário identificar o consumo e a potência de todos os equipamentos da empresa (como máquinas, pontos de iluminação, ar-condicionado e computadores) para observar a carga máxima e, em seguida, dividir pelo tempo que foi analisado.
Para garantir o cálculo correto da demanda que será contratada, muitas empresas contam com o apoio de profissionais especializados que analisam a carga de energia atual e do histórico de consumo de um período mínimo de 12 meses.
Você sabia que ao migrar para o mercado livre de energia com a 2W Ecobank você não precisa se preocupar com esses cálculos? Nós cuidamos de todo processo, sem burocracias. Clique aqui e converse com nossos especialistas.
Após a definição da demanda ideal, um contrato é firmado com a distribuidora local para que a potência seja disponibilizada na rede elétrica.
Um ponto de atenção é que a partir da assinatura do contrato, a empresa pagará pela demanda mesmo se não for utilizada por completo. Se o consumo no mês exceder o definido em contrato, será cobrado uma multa de ultrapassagem da demanda.
No caso dos consumidores do Grupo A existe uma margem de 5% de tolerância da demanda contratada, mas todos devem ficar atentos porquê os valores das multas são altos.
Outro ponto interessante para entender a demanda contratada é conhecer em detalhes o modelo tarifário escolhido pela sua empresa: horosazonal verde ou azul.
Tarifa horosazonal Verde
Os consumidores inseridos na horosazonal Verde, ou seja, dos subgrupos A3a, A4 e AS contam com:
– Duas tarifas de consumo de energia dependendo da hora ponta e fora ponta; e
– Uma tarifa única para a demanda de potência contratada, independentemente da ponta ou fora ponta.
Tarifa horosazonal Azul
Obrigatória para os subgrupos A1, A2 ou A3 e opcional os subgrupos A3a, A4 e AS, os valores das tarifas verde de consumo de energia elétrica e de demanda de potência podem aumentar de acordo o horário ponta e fora ponta.
Sendo assim, esses consumidores contam:
– Duas tarifas de consumo de energia na hora ponta e fora ponta; e
– Duas tarifas de demanda de potência na ponta ou fora ponta.
Confira algumas dicas para otimizar seu consumo de energia
Agora que você já sabe como calcular a demanda contratada, veja algumas dicas para alcançar a eficiência energética e economizar em sua conta de luz.
Faça uma análise da demanda contratada e da demanda medida nas últimas 12 faturas de energia da sua empresa e em seguida veja o modelo tarifário (verde ou azul).
Se identificar uma demanda utilizada maior do que a demanda contratada, sua empresa receberá uma multa. Para evitar isso, você pode adaptar os horários de funcionamento dos equipamentos e utilizar um sistema de telemetria para identificar outras oportunidades para tornar o consumo mais eficiente.
Caso a demanda contratada estiver acima da utilizada, você terá economia. Fique atento antes de mudar a demanda contratada, pois é necessário verificar a sazonalidade das operações.
Gostou deste artigo de blog com dicas para calcular a demanda contratada? Venha para o mercado livre de energia com a 2W e conte com um atendimento personalizado para sua empresa.
‘