O que é Energia Eólica e como ela funciona?
A energia eólica é uma das três principais fontes de geração de energia elétrica no Brasil, junto com as fontes hídrica e térmica. Além de ser uma fonte limpa e renovável, a energia eólica tem capacidade para ser instalada em qualquer local. Por essa razão, esse tipo de fonte tem se tornado cada vez mais presente no território nacional.
Em 2022, segundo dados da ABEEÓLICA (Associação Brasileira de Energia Eólica), o Brasil apresentou um crescimento de 12,8% de geração de energia eólica, em comparação ao ano anterior.
Já ao nível internacional, o país ocupava o terceiro lugar em volume de expansão da capacidade eólica em 2022, segundo os dados da GWEC (Global Wind Energy Council).
Esse percentual é resultado dos fortes investimentos na área. Até fevereiro deste ano, o país já contava com 890 parques eólicos instalados em 12 estados nacionais, segundo a ABEEÓLICA. Pouco a pouco, o Brasil produz cada vez mais energia sustentável e eficiente.
A energia eólica é gerada em usinas ou parques eólicos. Você já foi visitar um Parque Eólico? Sabe como é realizado o aproveitamento dos ventos para geração de energia? Entende o que é a energia eólica? Continue nesse artigo que vou te explicar tudo, e ainda te mostrar o Parque Anemus da 2W Energia, já instalado no Rio Grande do Norte.
Além dele, também temos o Parque Kairós. Localizado no Ceará, que está em processo de construção, terá capacidade para atender aproximadamente 670 mil residências.
O que é energia eólica?
A energia eólica é advinda de um dos recursos naturais mais abundantes: os ventos, derivado de usinas ou parques eólicos.
A partir da transformação da energia cinética do ar em movimento, ocorre a conversão em energia elétrica através dos aerogeradores, que são as turbinas eólicas.
O comportamento do vento local e o aerogerador são dois pontos fundamentais para a geração de energia eólica.
Além disso, vale dizer que existem dois sítios onde a geração de energia eólica é possível, que são: onshore e offshore.
A diferença se dá pela sua localização de instalação.
As turbinas eólicas instaladas na terra/continente são denominadas de energia eólica onshore, são as existentes no Brasil. Já as usinas em oceanos, alto mar e/ou perto de costas marítimas são denominadas de energia eólica offshore.
Ao todo, os 890 parques eólicos no Brasil somam 25,04 gigawatts de capacidade em operação comercial, de acordo com dados da ABEEÓLICA de 2022.
Como funciona a energia eólica?
Vamos entender como funciona a geração de energia eólica. Vejamos o passo a passo abaixo:
Lendo a imagem da esquerda para a direita podemos entender que:
- Primeiro o aerogerador irá capturar a energia cinética do vento através das pás;
- Essa energia captada será transferida pelo eixo do rotor até o gerador;
- O gerador é o responsável por converter a energia mecânica em elétrica;
- Por fim, essa energia passará por um transformador elevador de tensão e em seguida irá para a rede elétrica, para ser distribuída para todos nós.
A importância dessa fonte de energia
Segundo dados da ABEEÓLICA de 2023, as energias limpas e renováveis no país, incluindo a eólica, correspondem a 48% da produção nacional. O número é superior quando comparado à média mundial, de 14%.
Desse modo, o Brasil é o 6° maior produtor mundial de energia eólica onshore.
E a expectativa é continuar crescendo. Segundo a Abeeólica, até 2026, o país pode chegar a pelo menos 33 GW de capacidade instalada, considerando os contratos já assinados.
Por essa razão, os investimentos da produção desse tipo de energia são rentáveis e contribuem para a preservação do planeta.
Sabendo da importância de adotar ações mais sustentáveis, a 2W conta com projetos para geração de energia eólica. Uma dessas iniciativas é o Parque Eólico Anemus, que já está funcionando.
O parque, que atende aproximadamente 370 mil residências, também contribui com o meio ambiente. Desde sua instalação, o Parque Eólico Anemus ajudou a evitar cerca de 273 mil toneladas de CO₂ por ano na região.
Outra iniciativa da 2W é o Parque Kairós, localizado no Ceará. Sua construção, que será finalizada em 2023 , pretende atender a 670 mil residências, contribuindo para o fornecimento de energia local.
Esses e tantos outros parques eólicos contribuem para a mitigação dos gases de efeito estufa, construção de postos de trabalho e investimento para o país.
Até breve!