Fale conosco

Entenda o significado da sigla ESG e sua importância para as empresas

Com o crescente interesse de investidores e clientes em organizações com práticas sustentáveis, empresas com esse viés conseguem maior destaque no mercado. Por isso, para quem deseja estar à frente, entender o significado da sigla ESG é primordial.

As práticas atreladas à sigla garantem benefícios corporativos e sociais, em prol de um mundo melhor. A seguir, descubra o que ESG significa, sua importância e benefícios.

Qual é o significado de ESG?

O significado da sigla vem do inglês Environmental, Social and Governance. Em tradução, Governança Ambiental, Social e Corporativa. 

A ESG foi criada como uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2005. Seu objetivo é incluir diretrizes no mercado empresarial com foco ambiental, social e de governança.

Em se tratando do setor ambiental, as práticas ESG buscam reduzir os impactos das atividades empresariais. O controle da emissão de gases de efeito estufa e o uso eficiente de recursos naturais são algumas das estratégias.

Já o foco social tem como objetivo promover a diversidade e inclusão no ambiente empresarial, bem como a segurança e saúde dos funcionários.

Por fim, o intuito da governança é melhorar a transparência e responsabilidade na gestão empresarial.

Com todos esses pontos alinhados, é possível trazer melhorias às corporações, à sociedade e ao planeta.

Muitos investidores começaram a ter preferência por marcas que se preocupam em adotar estratégias sustentáveis. Portanto, organizações que transparecem seus valores e se preocupam com práticas relacionadas ao ESG são mais procuradas por todos os stakeholders.

Quais os benefícios das práticas ESG?

Investir em práticas sustentáveis para o seu negócio pode trazer benefícios ao nível empresarial, social e ambiental. Confira alguns deles:

Melhora da imagem da empresa

Empresas que desenvolvem e aplicam práticas ESG adquirem uma boa imagem relacionada a questões sociais e ambientais. Dessa forma, ela se destaca entre as demais, tornando-se mais competitiva e chama atenção de investidores..

Consumidores que focam na sustentabilidade também optam por marcas que possuem objetivos além do empresarial. Essa é uma maneira de aumentar a lucratividade do seu negócio.

Diminuição de custos

A utilização consciente de recursos naturais auxilia na redução de custos empresariais.

Além disso, as práticas ESG auxiliam na elaboração de práticas capazes de aproveitar melhor os materiais de produção. Dessa forma, os gastos diminuem e, o dinheiro que iria para essa área pode ser investido em outras melhorias na empresa.

Trabalhadores satisfeitos

Com um ambiente de trabalho adequado e seguro, os colaboradores conseguem desempenhar melhor suas funções, aprimorando o serviço. Além disso, funcionários satisfeitos tendem a ficar mais tempo dentro da empresa.

O investimento em melhorias e segurança no ambiente de trabalho também reduz o número de acidentes no local. Nesse sentido, a corporação se torna referência em gestão de risco e qualidade de serviço.

Consumo consciente

Clientes que adquirem produtos e serviços de empresas com estratégias ESG contribuem para um consumo mais consciente. 

O interessante é que saber qual a origem e como é a qualidade de trabalho incentiva outras marcas a buscarem por mais melhorias – assim, o mundo se torna um lugar melhor.

Preservação do meio ambiente

Iniciativas sustentáveis também contribuem para a preservação do planeta.

Estratégias de redução de impacto das atividades empresariais e uso de recursos renováveis podem causar efeitos positivos no meio ambiente. Dessa maneira, é possível respeitar a biodiversidade adequadamente.

Escolher instituições que adotam boas práticas sociais, ambientais e de governança é contribuir para um futuro melhor para todos.

Como desenvolver práticas ESG na sua empresa

O primeiro passo para tornar sua empresa mais sustentável com as práticas ESG é conhecer bem a sua marca. Entenda quais melhorias podem ser feitas e quais estratégias são realmente rentáveis.

Após esse processo, é necessário criar uma estruturação de dados. Eles vão te ajudar a elaborar relatórios e diretrizes a serem aplicadas.

Por fim, após a aplicação das estratégias definidas, mantenha o aprimoramento contínuo do seu negócio.

Se tiver dúvidas, conte com a 2W. Com soluções inovadoras, sempre buscamos a satisfação de nossos clientes, sem abrir mão da sustentabilidade.

Entre em contato conosco e conheça todas as nossas iniciativas. Venha fazer parte da mudança por um futuro mais sustentável!