Fatura de energia na prática
Todas as concessionárias devem apresentar em sua fatura de energia dados importantes para o consumidor, como: consumo, preços, impostos e indicadores de qualidade de energia.
Cada distribuidora possui uma formatação de fatura, mas isso deve ficar claro para o consumidor. Se você digitar a seguinte frase no no Google: “Entenda sua conta + Sua Distribuidora” você encontrará o descritivo de como sua distribuidora formata a fatura, onde está cada item e o que ele significa, veja alguns exemplos:
Analisando a fatura de energia
Vamos encontrar os 5 itens importantes para avaliar em uma viabilidade de migração para o Mercado Livre de Energia.
No caso do Grupo A, temos a distinção dos subgrupos, as modalidades tarifárias Verde ou Azul, postos tarifários, demanda contratada e consumo de energia.
Como exemplos utilizamos dois modelos de fatura de energia, sendo uma da Concessionária Copel e outra da Energisa, respectivamente. Veja como encontrar esses itens na prática:
1 – Grupo Tarifário
Identifique na fatura de energia qual o grupo tarifário que você pertente. No caso do Grupo A, temos a distinção dos subgrupos A1, A2, A3, A4, AS.
2 – Modalidade Tarifária
Identifique na sua fatura de energia o campo onde está a modalidade tarifária enquadrada (horária azul ou verde).
Caso não encontre demostrado na fatura de energia a modalidade, uma dica é avaliar a demanda contratada, pois, se sua modalidade for azul: Há 2 demandas (Ponta e Fora Ponta) se Verde: Demanda Única.
3 – Postos Tarifários
Quantidade de consumo em um intervalo de tempo, expresso em kilowatt-hora (kWh). Ou seja, haverá a descrição do Consumo na Ponta e Consumo Fora Ponta, ele pode estar dividido em TE e TUSD ou não.
Procure então na sua fatura de energia a informação referente a este consumo na ponta e fora a ponta. Cada distribuidora utiliza abreviações e siglas diferentes para descrever os itens. As siglas para esses componentes podem ser “CNP” – Consumo na Ponta, “CNF” – Consumo Fora da Ponta, “ENERGIA ELET CONSUMO”, “ENERGIA ATIVA”, “CONSUMO ATIVO” etc.
4 – Demanda Contratada
Potência elétrica ativa a ser obrigatoriamente e continuamente disponibilizada pela concessionária, no ponto de entrega, pensando na máxima potência que deve ser disponibilizada.
Será Demanda única ou Demanda Ponta e Fora Ponta, a depender da modalidade.
Geralmente está classificada como “DEMANDA” ou “DEMANDA CONTRATADA” na descrição do quadro principal e poderá ser encontrado um histórico das demandas no último ano.
5 – Histórico de Consumo
É a quantidade de energia consumida por mês expressa em kWh.
Identifique na fatura de energia o campo com o histórico de consumo, ali você encontra o consumo mensal do último ano. Essa informação estará em um quadro específico da fatura e pode ser representada graficamente.
Na prática tudo fica mais fácil não é?
Agora, você já tem todo o conhecimento para entender a sua fatura de energia e avaliar o seu perfil de consumo. Todos esses itens são essenciais para iniciar o processo de estudo de viabilidade de migração de um consumidor cativo para o mercado livre de energia.