Por que investir em ESG?

Empresas do mundo inteiro têm mostrado crescente interesse em aderir ao ESG (Governança ambiental, social e corporativa, do inglês Environmental, social and corporate governance). Confira neste artigo porque investir em ESG, destacando sua empresa frente à toda concorrência.

Qual a origem do termo ESG?

Em 2005, em uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) com o Banco Mundial, 20 organizações financeiras de 9 países (incluindo o Brasil), preocupadas com investimentos SRI, emitiram um relatório com o nome “Who Cares Wins”, do português, “Ganha quem se importa”.

Neste relatório foram definidas diretrizes de questões de meio ambiente (Environmental), sociais (Social) e de governança em investimentos (Corporate Governance) – da sigla, ESG.

O objetivo foi incluir essas diretrizes no mercado de capitais como referência para a tomada de melhores decisões nas matérias de performance e investimentos a longo prazo.

Tendência ESG no mercado

Estudos recentes mostram um crescente destaque de empresas ESG no mundo. Isso se deve, especialmente, por uma preferência maior por parte da sociedade em consumir produtos de empresas que respeitam o meio ambiente, apoiando a construção de um futuro mais sustentável para todos.

Além disso, os consumidores estão cada vez mais engajados com empresas que respeitam verdadeiramente outras pessoas e uma boa gestão.

Essa série de exigências acompanha a forma de pensar e se posicionar das novas gerações, em especial a geração Z, que abertamente declara a preferência por marcas e empresas responsáveis, transparentes e sustentáveis.

Isso, inevitavelmente, reflete em uma maior estabilidade e lucratividade para empresas com boas práticas ambientais, sociais e de governança, revelando porque investir em ESG. Não há dúvidas que grandes investidores e fundos de investimento já estão de olho nesta tendência na hora de escolherem suas aplicações.

Empresas ESG já são mais lucrativas que as demais

Pesquisa da Accenture em parceria com o Fórum Econômico Mundial revela que empresas ESG já são até 20% mais lucrativas do que aquelas que não adotam as medidas.

Além disso, relatórios como o Inside ESG Tech Report mostram que Startups brasileiras com soluções ESG receberam investimentos de cerca de US$991 milhões, desde 2011.

Portanto, além de contribuir para a construção de um futuro melhor para todos, ser ESG também implica em diversas vantagens competitivas.

Ricardo Amorim, considerado o economista mais influente do Brasil pela Forbes, revela de forma exemplar 5 vantagens que as empresas ESG têm alcançado. Confira:

 

Essas vantagens refletem, inevitavelmente, em uma melhora da reputação da marca e maiores vantagens frente à concorrência, aumentando a quantidade de consumidores. Isso gera, além de maiores lucros, uma maior confiabilidade de investidores e maiores possibilidades de obtenção de créditos.

Por que investir em ESG na prática: o melhor exemplo de ação para sua empresa

Caso você queira dar o primeiro passo para sua empresa se tornar ESG, adotando boas práticas ambientais, sociais e de governança, saiba que a 2W pode ajudar você.

Nosso vasto portfólio de produtos e serviços disponibiliza diversas frentes para você afirmar seu posicionamento ESG, em especial, através da migração para o mercado livre de energia, valendo-se da contratação de energia limpa e renovável.

Além disso, você garante uma série de benefícios:
– Migração sem custos adicionais;
– Economia nas faturas de energia;
– Eficiência energética;
– Medição inteligente;
– Carregador elétrico;
– Consultoria de Valor em Sustentabilidade;
– Eficiência Tributária;
– Ecocash (capital de giro);
– Pacote 2W Ecobank;
– Certificação I-REC e Selo Verde.

Agora que você já sabe porque investir em ESG, fale com um de nossos especialistas em energia de forma gratuita e sem compromisso. Estamos prontos para oferecer a melhor cotação para seu negócio.