Quem compõe o setor elétrico brasileiro?

No Brasil, o setor elétrico é uma das áreas mais rentáveis no país. Segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, em 2022, foram gerados quase 62 mil megawatts de energia por mês.

Além da geração, o país também se destaca pela fabricação e utilização de energia proveniente de fontes renováveis. Em 2022, a geração de energia elétrica por fontes renováveis representou 92% da produção nacional.

Desse total, as hidrelétricas corresponderam a 72,1% da matriz elétrica e a energia eólica 13,5%. Biomassa e biogás representaram 4,4% e a energia solar, por fim, 2,1% da produção elétrica do país.

Os dados demonstram que o Brasil oferece boa capacidade tecnológica e sustentável na produção de energia. Porém, para que a eletricidade chegue até os consumidores de forma segura, o setor elétrico é dividido em diferentes âmbitos. 

Tipos de mercado de energia elétrica 

No Brasil, a produção de energia elétrica tem dois diferentes públicos. O primeiro é o mercado cativo. Nesse grupo estão os consumidores de eletricidade para uso residencial, industrial e outros em baixa tensão.

Já o segundo grupo, de mercado livre, é destinado a empresas que estão conectadas a alta tensão que realizam a compra de energia de geradoras e/ou de comercializadoras.. 

Para que todos os consumidores sejam atendidos, o setor elétrico funciona ao lado dos órgãos regulatórios. Por meio deles, é realizada a fiscalização, monitoração e tabelamento de preços que as empresas de energia devem seguir.

A ANEEL, por exemplo, (Agência Nacional de Energia Elétrica) atua sobre o setor de energia, consumidores, produtores independentes e autoprodutores.

Segmentos do setor elétrico no Brasil

Desde o processo de produção até a distribuição de energia, o setor elétrico conta com um conjunto de componentes.

Geração

As empresas geradoras de energia são as primeiras envolvidas no segmento elétrico brasileiro. Durante a geração, é feita a produção de energia por meio de diferentes meios, como usinas hidrelétricas, eólicas e termoelétricas.

O segmento de geração de eletricidade também é responsável por realizar a inserção de energia nos sistemas de transporte. 

Transmissão

Empresas de transmissão são responsáveis por direcionar a energia produzida pelas geradoras, já que estão longe do consumidor final.

Nesse sentido, quando há a interrupção de uma linha de transmissão, o fornecimento de energia pode ser prejudicado.

Assim como o setor de geração, o de transmissão também é regulado pela ANEEL.

Distribuição

Após o recebimento de energia feito pelo setor de transmissão, a próxima etapa é a distribuição.

Como o nome bem sugere, aqui, toda a eletricidade é distribuída entre os consumidores residenciais, pequenos comércios e indústrias. 

Comercialização

Setor recente no Brasil e no mundo, empresas de comercialização são intermediárias entre as usinas e os consumidores.

Para isso, elas realizam a compra e venda de energia para locais que precisam suprir uma grande demanda de eletricidade. 

Como o estoque de energia demanda altos valores, o setor de comercialização pode comprar o excesso produzido.

Como nos casos anteriores, as empresas de comercialização também são controladas e fiscalizadas pela ANEEL.

Empresas que atuam em mais de um setor elétrico

A falta de energia ocorre quando há complicações nas empresas de transmissão ou distribuição. Nesse sentido, organizações que possuem sua própria geração de energia e a comercializam oferecem maior segurança ao consumidor.

Por isso, conte com a 2W. Além de considerar a sustentabilidade como pilar essencial e trabalhar com soluções inovadoras, atuamos na comercialização e geração de energia.

Assim, nossos clientes têm acesso a um serviço de qualidade. E sabe o melhor? Conosco, é possível reduzir os gastos, enquanto preservamos os recursos naturais do planeta.  

Para conhecer mais detalhes sobre os nossos serviços e soluções, entre em contato com um de nossos especialistas. Estamos disponíveis para te atender sempre que necessário.